domingo, 18 de novembro de 2012

[Filme] Argo (2012)


Que o Ben Affleck não é um bom actor todos sabemos, agora não podemos negar que este realiza filmes correctamente. Após o sucesso que foi "A Cidade" em 2010, quem diria que este ano iria sair um filme ainda melhor.

Argo conta-nos a história inacreditável mas verídica de seis Americanos diplomatas que encontram abrigo na embaixada do Canadá no Irão em 1979 a 1980 , após uma revolução no país que tomou proporções demasiado graves.


História verídica vs ficção. "Spot on"

A CIA pensa assim numa forma de extrair estas pessoas de volta para os EUA. É aqui que entra em cena, Tony Mendez (Ben Affleck) que é um especialista em realizar extracção de indivíduos que se encontram em situações muito complicadas. Este tem um plano maluco, que aborda a parceria da CIA com Hollywood e consiste em criar um filme falso "Argo", com argumento, direcção, publicidade e fazer acreditar as pessoas do Irão, que os seis americanos fazem parte da equipa técnica da película. Desta forma, estas pessoas poderiam sair livremente do Irão sem grandes problemas. Só que nada é assim tão fácil: Precisam de passaportes falsos, não atrair atenções, coragem e garra.

O tom do filme é perfeito. Deixa-nos sempre na agonia de que algo pode correr mal e nunca ninguém está a salvo. O enredo em si é mesmo inacreditável mas à medida que vemos este plano maluco a tomar forma, não conseguimos ficar indiferentes. Lembrem-se que isto é uma história verídica e está tudo realizado de forma impecável. Desde o aspecto dos actores até ao vestuário. No meio entram alguns actores-chave como Bryan Cranston, John Goodman e Alan Arkin. Inúmeras referências a Star Wars, Planeta dos Macacos, entre outros filmes de ficção científica vão surgindo ao longo da trama.

Estamos perante um dos grandes filmes deste ano, fica a sugestão!

8.5/10

1 comentário: