sábado, 22 de dezembro de 2012

[Filme] "The Hobbit: An Unexpected Journey" (2012)


Nove anos após o lançamento do "O Senhor dos Anéis e o Regresso do Rei", chega finalmente a história de como tudo começou. Mas será que valeu a pena a espera?

Mal começa o filme, somos logo transportados para a Terra Média, com as melodias suaves e fantásticas que crescemos a ouvir, os cenários estonteantes e as personagens repletas de detalhes. 
A verdade é que Peter Jackson não apresenta dificuldades em regressar ao ambiente mágico criado por J.R.R Tolkien, pois já é um conhecedor nato das características deste mundo. Os fãs agradecem obviamente. 

É neste sentido que começa a longa-metragem, com a casa de Bilbo a ser invadida por um grande número de anões convocados por Gandalf com o intuito de começarem a sua aventura: Recuperar a sua terra-natal que foi tomada pelo Dragão Smaug. A acção é bastante lenta ao inicio ,algo que já se esperava, mas que ajuda a entrar no ambiente e a perceber melhor a história que decorre ao longo do filme. O enredo vai se construindo de uma forma simples e que culmina num grande plano de peripécias ao longo dos 169 minutos.
Algumas coisas que ficaram por explicar na trilogia do "Senhor dos Anéis" vão sendo explicadas, o que nos ajuda a ter uma ideia de como um poder negro foi crescendo na Terra Média. 

A fotografia está mais uma vez impecável assim como a sonoplastia. Estão presentes as famosas cenas de cortar a respiração e o diálogo engraçado entre Sméagol e Bilbo, que me fez lembrar Hamlet por alguma razão em particular.


No geral, Hobbit é um épico que explora muito bem o universo de Tolkien e nos deixa com água na boca para os dois próximos filmes. Peter Jackson, no meio de tantos problemas de pré-produção, conseguiu criar uma obra-prima. Não se esqueçam que em 2013 sai "The Hobbit: The Desolation of Smaug" e um ano depois, "The Hobbit: There and Back Again".

8/10

1 comentário:

  1. Excelente filme, com os habituais toques de requinte de Peter Jackson. Fico a aguardar ansiosamente por Dezembro de 2013.

    ResponderEliminar