sábado, 24 de março de 2012

[Filme] Um Cidadão Exemplar (2009)




Um Cidadão Exemplar (Law Abiding Citizen), é um filme lançado em 2009, que tem como principais rostos Gerard Butler e Jamie Foxx.
Contém crimes, e uma acção sempre misteriosa e brutal que nos prende, querendo saber e perceber melhor a grande personagem interpretada por Butler.

Este é um daqueles filmes que não podemos desviar o olhar durante 1 segundo que seja. Não porque iremos perder o desenlace das história, mas porque seria um desperdício, dada a qualidade do mesmo.

O filme tem um forte lado político, visto que a base da história começa num crime cometido em casa do protagonista, que vai à procura de vingança, de justiça. E é aí que entra a outra grande cara do filme, o actor Jamie Foxx, também com uma grande actuação. A crítica à política começa nesse preciso momento, visto que a personagem de Jamie (Nick Rise) é um homem de tribunais, e é tido como mal-feitor, enquanto a personagem de Butler (Clyde Shelton) é a vítima revoltada.

Críticos mais duros acusam o filme de plágio nalgumas cenas, de séries como Dexter. Isto deve-se ao facto de Shelton ter gestos muito parecidos ao serial killer de Dexter.
Não creio que isso afecte minimamente o filme, que, para mim, é um dos melhores desse ano, e dos que certamente me marcou mais, porque ainda hoje estou a escrever sobre ele!

Aconselho vivamente a assistirem.

Nota ao filme: 9/10.


1 comentário:

  1. Não fazia ideia das acusações que dizem respeito ao plágio. Acho que estão erradas. A única parte que acho que pode ter influência nisso é o castigo que o Clyde faz a um dos maus da fita.
    Gostei :) Continua.

    ResponderEliminar