sexta-feira, 18 de abril de 2014

[Filme] O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (2014)


O Fantástico Homem-Aranha 2 centra-se essencialmente na relação amorosa entre Peter Parker e Gwen Stacy e o fardo de ser uma figura importante no combate ao crime. Ser o Homem-Aranha gera problemas inevitáveis e Peter vive atormentado com um fantasma - a responsabilidade pelo bem-estar da namorada. Ao mesmo tempo que tenta manter Gwen longe de perigo, tem de olhar pelos cidadãos de Nova Iorque. Esta tarefa fica ainda mais complicada quando surge Electro - um individuo que se alimenta da electricidade e a utiliza para criar o caos - e regressa um velho amigo de infância, Harry Osborn. Com o surgimento de novos desafios, Parker começa a sentir as consequências e dissabores de ser um herói que tenta cuidar de todos ao mesmo tempo.

A sequela de O Fantástico Homem-Aranha é maior (com quase duas horas e meia de duração), um pouco mais confusa (devido à quantidade de sub-plots) e tem um pacing muito mais acelerado que o antecessor. O filme utiliza ainda um tom muito mais cheesy que explora muito bem o universo do Homem-Aranha. Até o toque do telemóvel de Peter Parker é extremamente familiar. Marc Webb aproveita o vasto mundo do Homem-Aranha  para introduzir uma grande quantidade de referências, easter eggs e novos personagens, que deverão ser utilizados nos próximos filmes. Os fãs mais acérrimos vão delirar com algumas menções importantes que não foram esquecidas pelo realizador. 


Analisando o elenco, a relação entre Andrew Garfield e Emma Stone continua espectacular e transmite veracidade face a certos acontecimentos do enredo. A cumplicidade única entre estes dois jovens é o ponto mais forte da história. Andrew voltou a demonstrar porque é o melhor Peter Parker até agora em Hollywood e um dos actores mais acarinhados pelo público. Apesar de o filme ter uma veia mais cómica, Dane DeHaan confere um tom especialmente obscuro com a interpretação de Harry Osborn e deixa no ar sempre a ideia que as coisas podem rapidamente correr para o torto. Jamie Foxx faz o que pode para gostarmos de Electro. Contudo, o problema não está na origem do personagem mas sim nos motivos para desencadear o caos na cidade de Nova Iorque. As causas são cómicas e isso retira a credibilidade toda ao vilão. 

A nível técnico, O Fantástico Homem-Aranha 2 sofreu algumas mudanças. Marc Webb aposta essencialmente no slow-mo durante os confrontos e em efeitos especiais aliciantes para surpreender o espectador. A fotografia foi um pouco descartada e perdeu o encanto do primeiro filme. Na composição musical, Hans Zimmer ocupa o lugar de Horner mas não deslumbra. 

O novo filme de Marc Webb desenvolve muito bem as consequências de ser o Homem-Aranha e quando está prestes a perder o ritmo, aproveita a cumplicidade e o sentimento de Andrew Garfield e Emma Stone para "dar sumo" ao enredo. Esta sequela tem ainda mais valor para os fãs que devoram as BD's do aracnídeo. Incorpora diversas histórias importantes de Peter Parker e utiliza a Oscorp de uma forma inteligente para explicar a criação dos inimigos planeados para os próximos filmes. 

7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário