sexta-feira, 11 de outubro de 2013

[Cinema] O "pequeno" Gordon-Levitt

Embora não pareça, já conta com 32 anos e está aí com o seu primeiro grande filme como director. 

Além de ser um autêntico parte-corações de muitas raparigas, Levitt é, actualmente, um dos mais requisitados actores de Hollywood. Apesar de não contar com a experiência de um De Niro, tem já uma belíssima lista de bons filmes. E é disso que venho aqui falar: do jovem promissor que entrava em comédias românticas à estrela em ascensão. 

(uma nota aqui só para dizer que vou, obviamente, falar dos filmes que vi e penso serem os mais relevantes da carreira do Sr Levitt)

10 Things I Hate About You [1999] - A comédia romântica (em modo adolescente)

Ainda bastante jovem, Levitt é aqui um dos personagens principais desta comédia romântica. Apesar do protagonismo assentar sobre Heath Ledger (que faz o papel de Patrick Verona) e bela sua apaixonada Julia Stiles (no papel de Kat Stratford), o pequeno Joseph é um dos actores que merece mais atenção. 
Personagem simples e pouco trabalhada, com o sentido de humor natural de um adolescente, e sempre à espreita da sua oportunidade no amor enquanto ajuda Patrick na conquista da sua apaixonada.

Mysterious Skin [2004] - A promessa confirmada

Após alguns papéis mais relevantes, surge Mysterious Skin.
É o personagem principal, um rebelde sem saber que rumo dar à vida. Um jovem bem diferente daquele que conhecemos em "10 things I Hate About You". 
Acaba por ser um filme que demonstra um Gordon-Levitt mais maduro, mais ciente do que pode fazer. Versátil, percebemos que tanto pode ser o bom da fita como o vilão. É o filme que confirma a presença de uma jovem estrela. 
A destacar as cenas de carácter violento e muitas vezes sexual a que é sujeito. A mente e o corpo humano são postas à prova na personagem que interpreta (Neil), um rapaz que se sujeita a condições terríveis para conseguir dinheiro, mas que acaba por se perder sem ele próprio, talvez, ter a noção. 
Duro e real e a clara afimação de um actor pronto para outro tipo de filmes e outro tipo de visibilidade.

(500) Days of Summer [2009] - O cliché
De regresso ao campo do romance, mas desta vez num mood muito mais sério. 
A história de Tom e Summer já foi muitas vezes contada e vista, e eu também não me vou alongar. 
A verdade é que, em 2009, surge o filme que transporta Levitt para um outro patamar: é agora um novo ídolo com enormes fan-bases (na sua maioria raparigas). Isto tudo acabou por ter o seu lado positivo, mais reconhecimento e mais mérito chegaram facilmente. 
Tom é um rapaz que se apaixona por Summer (Zooey Deschanel) e o filme retrata a sua relação ao longo dos dias até ao seu final inesperado. Talvez por ser tão real é também tão adorado por tantos rapazes que se identificam com Tom.


No ano seguinte, em 2010, Joseph é seguramente uma estrela. É um dos protagonistas do filme do ano: Inception, de Christopher Nolan. 
E a partir daqui já todos sabemos a história. Os pápeis são escolhidos a dedo, "50/50 [2011]", "The Dark Knight Rises [2012]" e "Looper [2012]" são exemplos de que Levitt é, sem dúvidas, um dos actores do momento e sabe de forma exemplar dar rumo à sua carreira. 
2013 pode muito bem ser o ponto de viragem para outros campos: Don Jon [2013] é um filme escrito, dirigido e protagonizado por ele. Este ano pode nascer um novo Gordon-Levitt.
Em "The Dark Knight Rises", de 2012.

1 comentário: