quinta-feira, 7 de agosto de 2014

[Filme] 'Guardiões da Galáxia' (2014)


Guardiões da Galáxia, a aventura espacial que continua a phase 2 do Universo Cinemático da Marvel, apresenta-nos um leque de personagens carismáticos e uma dose de humor genuína durante 121 minutos. 

Vinte e seis anos depois de ter sido raptado por uma elite de saqueadores extra-terrestres, Peter Quill torna-se o alvo principal de Ronan – uma entidade que pretende dizimar a civilização Xandar – depois de roubar um artefacto misterioso. Por força do destino, Quill acaba por se cruzar com quatro figuras: Rocket, um guaxinim geneticamente modificado, Groot, um ser semelhante a uma árvore, a assassina profissional Gamora e o vingativo Drax, o Destruidor.

Quando Guardiões da Galáxia foi anunciado, muita gente franziu o nariz. Adaptar a história de Peter Quill para o grande ecrã era um risco enorme porque não é um herói tão conhecido como Capitão América ou Thor. Meses depois, percebemos como é que a Marvel conseguiu tornar estes personagens desconhecidos num dos melhores blockbusters dos últimos anos.

Num mercado saturado de filmes sobre super-heróis, James Gunn decidiu optar por um estilo diferente do que estamos habituados. O tom sério e dramático introduzido por Nolan na trilogia Batman e que tem sido ponto de referência para adaptações de banda desenhada para o cinema, acaba por dar lugar a um festival de entretenimento que mistura três estilos distintos – ficção científica, aventura e comédia – que aproveita ao máximo o potencial do set em que está inserido. É uma aposta arriscada mas que acaba por tornar Guardiões da Galáxia num dos filmes mais genuínos da Marvel até à data. (...)

Lê a crítica completa no Espalha-Factos - "Guardiões da Galáxia - A aventura espacial da Marvel"

8,5/10